Itinerário de Pasárgada

Sim,gosto de ser musicado,de ser traduzido e... de ser fotografado.Criancice? Deus me conserve as minhas criancices!Talvez neste gosto,como nos outros dois,o que há seja o desejo de me conhecer melhor,sair fora de mim para me olhar como puro objeto.

Manuel Bandeira,1954

sábado, 10 de setembro de 2011

O ano da década


Com essa onda agora de 10 anos dos ataques as torres gêmeas,parei e pensei não só no atentado em si mas no tempo que passou desde esse dia.Já falei de tempo nesse blog e só acrescentando posso dizer que essa década que passou foi dormir e acordar como todos os dias.

Há 10 anos Bin Laden planejou e executou o maior atentado da história e eu era uma simples estudante que cursava a 7ª série cheia de preocupações do tipo não reprovar em matemática,fazia inglês(lembro que o 11 de setembro era dia de curso e eu estava jurando que era um alvo fácil o.O) e meus sonhos e planos..esses não me pertencem mais.

Era muito surreal presenciar pela TV algo que entraria nos livros de história logo mais,livros esses que eu lia lia e achava terrível não existir em nenhum daqueles acontecimentos, eu não estava lá é verdade e também não afetou minha rotina mas daqui a 10 anos eu lembraria daquilo no auge dos meus 23 anos..eu acompanhei um fato histórico finalmente..exatamente dessa forma pensei,exatamente dessa forma aconteceu,com 13 anos de idade, a conversa era outra,as roupas eram outras,as músicas também,salvo algumas companhias que continuam as mesmas.

Mas falando dos atentados(foco)..foi muito tenso aquilo tudo,aquela potência,maior hegemonia do mundo(expressões de livro de história),virou refém da sede de "justiça" de um terrorista..mas que grande piada..um super plano muito bem arquitetado e brilhantemente executado se fosse algo que trouxesse o bem,nesse caso a inspiração foi canalizada de outra forma totalmente deturpada e quantas vidas se foram nesse equívoco, simplesmente uma nuvem de poeira  acabara de destruir vidas, famílias,sonhos e projeções,por que não foi suficiente destruir os monumentos da economia e a força militar(World Trade Center e o Pentágono respectivamente).

Me lembro perfeitamente dos comentários "os EUA já era.." radical? Na hora a imagem nos levava a crer nisso mesmo,o país não acabou,porém, mudou bastante as coisas nunca mais foram as mesmas depois do 11 de setembro, as marcas deixadas foram muito além do espaço deixado pelas duas torres.

Nesse tempo Bush já era,um negro é o presidente dos EUA,Bin Laden também já era(alguém me explica a vantagem de ser terrorista),eu sou professora(haha) e tudo isso me leva a crer que do futuro ninguém sabe e nem tem domínio.

O dia 11 de setembro de 2001 é a memória viva da tragédia,das pessoas se jogando do alto das torres,da poeira,dos escombros e o começo de uma longa história que meus filhos terão que estudar pra fazer prova..