Itinerário de Pasárgada

Sim,gosto de ser musicado,de ser traduzido e... de ser fotografado.Criancice? Deus me conserve as minhas criancices!Talvez neste gosto,como nos outros dois,o que há seja o desejo de me conhecer melhor,sair fora de mim para me olhar como puro objeto.

Manuel Bandeira,1954

domingo, 23 de outubro de 2011

RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS: NECESSIDADE E ESCASSEZ FUTURA: O QUE FAZER HOJE?

Segundo definição recurso natural renovável é aquele que pode ser reposto depois de extraído pelas atividades antrópicas. Quando o equilíbrio de um ecossistema pela retirada de um determinado recurso é alterado, a tendência é chegar a um novo equilíbrio, ou seja, a natureza tende a se reorganizar.
De acordo com Aguiar et al “A complexidade da questão da sustentabilidade aumenta a necessidade e importância de ações de todos os setores da gestão do meio ambiente para a busca de soluções integradas e sustentáveis”.
Saber gerir hoje os recursos naturais é saber controlar o ambiente para que não haja escassez sendo viável o usufruto de gerações futuras. O conceito de sustentabilidade está exatamente relacionado com a maneira de administrar esses bens tendo como objetivo a garantia de reposição e regeneração, pois do contrário a intensa exploração dos recursos nos faz correr o risco de exaustão do ambiente provocando o desequilíbrio do mesmo.
O que podemos ver hoje é um crescente avanço tecnológico diretamente interligado a utilização indiscriminada que visa apenas o interesse econômico. O homem se habituou a recorrer ao meio ambiente pensando sempre no agora, sem traçar estratégias para preservação, reciclagem e manutenção da biodiversidade. O resultado é ver que de fato esses preciosos recursos podem acabar e de forma paliativa começa a surgir uma grande mobilização do poder publico e das cúpulas econômicas a respeito de como agir daqui pra frente, temos criadas e regulamentadas leis, normas, diretrizes elaboradas na busca de alcançar melhorias na qualidade de vida dos seres do planeta.
É preciso, portanto, contribuir na construção de políticas e processos de planejamento e gestão que direcionem ao desenvolvimento sustentável. A preservação dos recursos naturais renováveis será bem sucedida a medida que houver um comprometimento de todos os seguimentos da sociedade sem disputa e sem interesses individualizados.
Ana Beatriz Monteiro Rodrigues
Licenciada em Ciências Biológicas
Pós-Graduanda em Pericia e Auditoria Ambiental

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Abstração 1






Na hora do ócio e não menos importante longe de casa vale até arriscar meditar sobre uma folha de papel em branco..sempre tive PAVOR da folha em branco desde muito nova quando era coagida a escrever uma redação de no máximo 10 linhas ¬¬..saudade de quando meus problemas se resumiam a ter uma prova de redação a ser feita..Problemas de várias naturezas que dormem e acordam comigo todos os dias..hunf..crescemos neh? todos crescem,nossos pais já foram crianças descompromissadas(não consigo imaginar),mas o fato é que todas as nossas preocupações vão se tornando mais sérias,mais complexas e isso é o que dá sentido nas coisas..

Passam da meia-noite e eu estou escrevendo qualquer coisa que lembre um texto,mas que na verdade não está dizendo nada..e o melhor não sei onde quero chegar..vendo minhas companheiras de quarto penso que queria me ver de fora também,será que tá estampado no meu rosto exatamente o que sou?ou meu "teatro" é muito bem feito e acaba confundindo?As vezes acho que não deixo transparecer o que sou e as vezes também sou tão transparente que irrita..

Bloqueio mental...olhar essa chuva cair na janela está me dando a impressão que estou no dilúvio da Biblía..estou muito angustiada de ver a mesma situação desde a hora que coloquei os pés nessa cidade..Angústia de saber que essa chuva é problema pra alguém e que esse alguém não perdeu o sono por tédio como eu,mas perdeu o sono junto com o sossego de não poder dormir em um teto seguro..pois é cada um carregando sua cruz,umas mais leves outras nem tanto..

Acho que não pretendo falar da chuva propriamente,pretendo fazer apenas a hora passar um pouco e convidar meu sono a tomar conta de mim..só isso..algum tempo escrevendo essas linhas e pela 1ª vez não consegui encaixar as idéias,misturei tudo..mas vou deixar assim mesmo quem quiser que entenda..nem sempre me faço entender..nem sempre estou para explicar..as vezes prefiro confundir mesmo..

NOTA DE ESCLARECIMENTO: Estava em Garanhuns..e durante 2 dias choveu muito lá..