Itinerário de Pasárgada

Sim,gosto de ser musicado,de ser traduzido e... de ser fotografado.Criancice? Deus me conserve as minhas criancices!Talvez neste gosto,como nos outros dois,o que há seja o desejo de me conhecer melhor,sair fora de mim para me olhar como puro objeto.

Manuel Bandeira,1954

domingo, 23 de outubro de 2011

RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS: NECESSIDADE E ESCASSEZ FUTURA: O QUE FAZER HOJE?

Segundo definição recurso natural renovável é aquele que pode ser reposto depois de extraído pelas atividades antrópicas. Quando o equilíbrio de um ecossistema pela retirada de um determinado recurso é alterado, a tendência é chegar a um novo equilíbrio, ou seja, a natureza tende a se reorganizar.
De acordo com Aguiar et al “A complexidade da questão da sustentabilidade aumenta a necessidade e importância de ações de todos os setores da gestão do meio ambiente para a busca de soluções integradas e sustentáveis”.
Saber gerir hoje os recursos naturais é saber controlar o ambiente para que não haja escassez sendo viável o usufruto de gerações futuras. O conceito de sustentabilidade está exatamente relacionado com a maneira de administrar esses bens tendo como objetivo a garantia de reposição e regeneração, pois do contrário a intensa exploração dos recursos nos faz correr o risco de exaustão do ambiente provocando o desequilíbrio do mesmo.
O que podemos ver hoje é um crescente avanço tecnológico diretamente interligado a utilização indiscriminada que visa apenas o interesse econômico. O homem se habituou a recorrer ao meio ambiente pensando sempre no agora, sem traçar estratégias para preservação, reciclagem e manutenção da biodiversidade. O resultado é ver que de fato esses preciosos recursos podem acabar e de forma paliativa começa a surgir uma grande mobilização do poder publico e das cúpulas econômicas a respeito de como agir daqui pra frente, temos criadas e regulamentadas leis, normas, diretrizes elaboradas na busca de alcançar melhorias na qualidade de vida dos seres do planeta.
É preciso, portanto, contribuir na construção de políticas e processos de planejamento e gestão que direcionem ao desenvolvimento sustentável. A preservação dos recursos naturais renováveis será bem sucedida a medida que houver um comprometimento de todos os seguimentos da sociedade sem disputa e sem interesses individualizados.
Ana Beatriz Monteiro Rodrigues
Licenciada em Ciências Biológicas
Pós-Graduanda em Pericia e Auditoria Ambiental

Um comentário: