Itinerário de Pasárgada

Sim,gosto de ser musicado,de ser traduzido e... de ser fotografado.Criancice? Deus me conserve as minhas criancices!Talvez neste gosto,como nos outros dois,o que há seja o desejo de me conhecer melhor,sair fora de mim para me olhar como puro objeto.

Manuel Bandeira,1954

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Impressões Natalinas


Nascemos cultuando a vida de Jesus Cristo e em um determinado dia do ano todos celebram sua vida.
Nascemos sabendo o que é o Natal, as tradições desta festa e as razões para tal mobilização.
Nascemos e crescemos condicionados a imaginar esta data de forma mágica, onde todos devem pensar e fazer o bem ao próximo.
Durante um dia apenas, podemos amar a todos, damos presente, somos acometidos pelo poder da oratória, nos emocionamos, agradecemos por estar entre irmãos, por eles estarem bem e com saúde.
Magia mesmo, pois, em nossa mente apagamos todas as agressões, toda a desatenção, tudo de ruim que desejamos ao longo dos dias.
Esquecemos que passamos 364 dias do ano vivendo por viver, sem olhar em volta, incapazes de um mínimo gesto solidário para com o próximo e principalmente com os bastante próximos.
A consciência deve pesar por pregar valores nunca feitos, por prometer coisas impossíveis, por falar um monte de inverdades e ainda achar que está fingindo tão bem que até pode acreditar.
Tenho certeza que o Senhor Jesus trocaria esse monte de falsidades de um dia por pequenas doses diárias de qualquer respeito nos outros 364 dias do ano.
Tenho certeza que o Senhor Jesus desconsidera cada lar totalmente desfeito, mas que se refaz nas pressas só pra contabilizar número e impressionar ( a quem?).
Tenho certeza que o Senhor Jesus não escuta uma só palavra daqueles que oram com tanto fervor só naquele dia.
Fingir que é feliz juntos na noite de Natal não engana o coração de quem vive sozinho o resto do ano.

2 comentários:

  1. Concordo plenamente com suas palavaras Beatriz, nesta época do ano acredito que a hipocrisia humana fica totalmente exacerbada, todos são bons, realizam ceias fartas, vestem as melhores roupas e por fim nas noites de festas de natal, como também na noite de ano novo, são inúmeros os cumprimentos de felicitações, cumprimentos estes vindos de pessoas que nem sequer te dirigem um simples "Bom Dia" ao longo de todo ano. Acredito que esse não é o ensinamento de nenhuma religião, seja ela católica, evangélica, espírita ou até mesmo os ateus e agnósticos. O que todos devem prezar é a solidariedade com o próximo e não praticar esse "gesto natalino" que beira a hipocrisia.

    ResponderExcluir