Itinerário de Pasárgada

Sim,gosto de ser musicado,de ser traduzido e... de ser fotografado.Criancice? Deus me conserve as minhas criancices!Talvez neste gosto,como nos outros dois,o que há seja o desejo de me conhecer melhor,sair fora de mim para me olhar como puro objeto.

Manuel Bandeira,1954

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Libertai-vos



A palavra..será isso hoje..um desabafo sobre o poder da palavra(falada).
É engraçado as formas de diálogo que estamos habituados a desenrolar por aí,com alguns é como se o dicionário fosse despejado literalmente com outros essas mesmas palavras simplismente não aparecem tamanha a barreira cósmica,zodíaca ou qualquer que seja o real motivo.

Desde sempre (naquela casinha cheia de água) a gente escuta pessoas falarem falarem falarem,aí nascemos neh e começamos com o BUH,BUH,AAAA,etc até que de uma hora pra outra milagrosamente começamos com o MÃMÃ,PÁPÁ´,DÁ,ÁGUA(no meu caso foi XUXA)é incrível como sempre é a mesma palavra e da mesma forma..mas enfim começamos a morrer pela boca como os peixinhos..morrer pelo fato de que se torna a característica mais marcante em nossa personalidade que é o poder da interatividade.\o/

Já tive meus momentos de entrar muda e sair calada,era fácil não se ouvir minha voz numa roda de amigos por exemplo,talvez pela timidez ou pela cautela a verdade é que sempre preferir observar tudo ao meu redor que sair por aí falando,falando e não dizendo nada..mas as coisas tendem a mudar e mudaram mesmo hoje meu ofício(professora) me obriga a dialogar e por isso é fácil me ver arriscar uma conversa de 5 minutos com um estranho enquanto espero o ônibus(sempre odiei falar com estranhos).

Tem uma história que sempre ouvi,"Quem te boca vai a Roma.." ou "Quem cala consente..", creio eu que quem não levanta a voz,não grita passa despercebido  aí já viu perdeu a enorme chance de fazer a diferença. O poder das palavras..como marca uma palavra dita na hora errada,falar demais pode ser tornar um problema sem tamanho diga-se os relacionamentos desfeitos,as brigas mortais levadas para outra vida e pr aí vai..,tem quem diga "Ah foi na hora da raiva" eu acho que são exatamente nessas horas que falamos o que pensamos de fato..mas isso é outra história.

Lembro da censura.. numa época o Brasil teve que silenciar..houve quem não o fizesse e por isso pagou-se muito caro.. preço? a vida..Mas naquela época acho que o Lutar por um ideal era realmente uma questão de vida, a liberdade de expressão era a coisa mais preciosa do mundo e eu tenho orgulho de todos que lutaram da maneira que deu..Hoje nossa liberdade é tão desvalorizada,que penso que nem merecemos tanto sacrificio,por que naquele momento eles foram a luta mais pelo futuro que pelo presente.

Lembrei de outra coisa..(nada a ver ou tudo a ver)..a honestidade no sentido das conveniências,quantas vezes a gente diz o que não pensa pra não magoar,pra ser diplomática ou qualquer coisa do tipo,quantas coisas a gente deixa de dizer e tinha que ser naquela hora..nosso cérebro nos trava e quando isso não acontece a ligação entre pensar e falar dá curto-circuito(prefiro o curto-circuito com todas as suas consequências) e (ligação pensar falar com o adicional do alcool é show \o/,eu que o diga, 3 copos de cerveja e minha vida é um livro aberto =x)

Mas voltando a seriedade da coisa..acho que já vou..HAHA...e o que é que eu quis dizer com esse texto? que tem que falar meu povo,se expressar não importando onde isso vá parar..Vamos aproveitar todas as facilidades que temos hoje pra estreitar as distâncias,pra dizer o que se pensa..pra fazer a diferença..

Libertai-vos..o tempo da censura se foi..agora a censura é dentro da gente? não pode neah..
 
Música tudo a ver
 
Palavra-Titãs
 
Palavras são iguais
Sendo diferentes
Palavras não são frias
Palavras não são boas
Os números pra os dias
E os nomes pra as pessoas
Palavras eu preciso
Preciso com urgência
Palavras que se usem
em caso de emergência
Dizer o que se sente
Cumprir uma sentença
Palavras que se diz
Se diz e não se pensa
Palavras não tem cor
Palavras não tem culpa
Palavras de amor
Pra pedir desculpas
Palavras doentias
Páginas rasgadas
Palavras não se curam
Certas ou erradas
Palavras são sombras
As sombras viram jogos
Palavras pra brincar
Brinquedos quebram logo
Palavras pra esquecer
Versos que repito
Palavras pra dizer
De novo o que foi dito
Todas as folhas em branco
Todos os livros fechados
Tudo com todas as letras
Nada de novo debaixo do Sol

Nenhum comentário:

Postar um comentário